Ceremonials
Florence supera a máquina
Depois de sua estreia bombástica em 2009 com "Lungs", os olhos do mundo se viraram para ver o próximo passo da britânica Florence Welch, a voz por trás de Florence + the Machine. E enfim a espera teve fim, e o que temos é "Ceremonials" (2011), um álbum romântico, dark e até mesmo sobrenatural, embalado na voz surreal de Welch.
Se "Lungs" era uma nostálgica viagem sobre diversos estilos, agora Florence soa bem mais coesa e contida, além de tecnicamente muito mais madura. Talvez as novas músicas não sejam tão inspiradas quanto as do primeiro álbum, mas, como uma obra inteira que de fato é, "Ceremonials" é completamente extasiante - e consideravelmente superior.
As 12 faixas são abertas pela redentora "Only If For A Night" ("E eu dei cambalhotas em sua homenagem / Dançando na ponta dos pés / Minha própria cerimônia secreta" narra Welch, surreal e poderosa como nunca). Logo ao final da primeira música, Florence nos conquista totalmente, e já nos encontramos imersos no universo de fantasia e mistério.
Então, sua fantasia assombrada chega ao seu ponto máximo com a dançante "Shake It Out", quando Welch mostra a verdadeira potência e sensualidade de sua voz, contrastando extremamente com o tom hipnotizante de "What The Water Gave Me". Segue-se com uma seleção mais melódica e romântica com "Never Let Me Go", "Breaking Down" e "Lover To Lover", esta quase alçando voo no soul.
Com a desesperadora "No Light No Light", voltamos com a atmosfera fantasiosa do início e, enfim, chegamos ao clímax com a aterrorizante "Seven Devils". Com uma letra que mais parece o roteiro de um filme de terror ("Sete demônios ao seu redor / Sete demônios em sua casa / Veja, eu estava morta quando acordei esta manhã / Estarei morta antes do dia acabar"), Florence eleva a atmosfera sinistra e dark ao seu nível máximo, enquanto os instrumentais épicos a acompanham de maneira anestesiante.
E o tom épico permanece em "Heartlines", que carrega resquícios de "Lungs", e vai se diluindo aos poucos com "Spectrum" e "All This And Heaven Too". Fechando o álbum, "Leave My Body" conta com uma aura mais espiritual.
Florence, quase como uma entidade cantando hinos ocultos, se reinventa e nos entrega toda a paixão por trás de sua cristalina voz. Se em "Lungs", Florence + the Machine era um fenômeno, aqui a máquina acabou ficando para trás.
Ceremonials, Florence + the Machine
1. Only If For A Night (4:59)
2. Shake It Out (4:38)
3. What The Water Gave Me (5:34)
4. Never Let Me Go (4:31)
5. Breaking Down (3:49)
6. Lover To Lover (4:03)
7. No Light, No Light (4:35)
8. Seven Devils (5:03)
9. Heartlines (5:02)
10. Spectrum (5:12)
11. All This And Heaven Too (4:06)
12. Leave My Body (4:37)
Universal Republic, 2011
Postar um comentário