25 novembro 2011

Minhas Mães e Meu Pai

A desmistificação da "família alternativa"

#cinema

Vencedor do Globo de Ouro de melhor comédia e indicado ao Oscar de melhor filme, "Minhas Mães e Meu Pai" (The Kids Are All Right, 2010) foi duramente criticado por participar da seleção dos melhores do ano, sob o pretexto de que 10 indicados seriam demais e filmes que não merecem a nomeação entrariam só para "preencher vaga".

Pois bem, a Academia cedeu. Este ano, o número de filmes indicados poderá variar entre 5 e 10.

Mas eu realmente não consigo encontrar um motivo plausível para tanto tumulto: "Minhas Mães e Meu Pai" é, sim, um dos melhores do ano - e, se não mereceu a vaga, outros filmes mereceram tampouco.

O filme conta a história de um casal lésbico, interpretado magistralmente por Annette Bening e Julianne Moore, que tem dois filhos, ambos gerados por inseminação artificial. Quando a filha mais velha, Joni (Mia Wasikowska), faz 18 anos, pressionada pelo irmão (Josh Hutcherson), ela procura o doador do sêmen utilizado na inseminação (Mark Ruffalo), causando uma crise familiar.

A comédia é leve, despretensiosa e inteligente, mas o que realmente sobressai no longa é a profundidade das relações familiares e a sutileza do roteiro de Stuart Blumberg e Lisa Cholodenko. O que temos é um drama envolvente, sensível e que trata de um assunto moderníssimo: a união e casamento homoafetivo - ou melhor, a desconstrução do mesmo.


Tratando de temas como insegurança, stress e traição, o longa desmistifica a aura em volta da "família alternativa", e nos entrega um retrato sincero e realista sobre a vida familiar. Quem diria que um casal lésbico passa por crises conjugais, sente com o crescimento dos filhos e lida com problemas financeiros?

Moore e Bening (vencedora do Globo de Ouro de melhor atriz em comédia) estão notavelmente confortáveis e radiantes no papel, enquanto Ruffalo, indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante, também está ótimo. Mas a maior surpresa fica por conta de Wasikowska e Hutcherson, entregando uma atuação sólida e profunda, provando suas evoluções como atores e firmando-se como grandes promessas de Hollywood.

Sem entrar nos méritos de ser indicado a melhor filme, "Minhas Mães e Meu Pai" é uma comédia dramática terna, moderna e criativa, acompanhada por generosos toques de humor e atuações incríveis por parte de todo o elenco. Se fez por merecer os prêmios ou não, é uma questão à parte.



Minhas Mães e Meu Pai (The Kids Are All Right), 2010
Direção: Lisa Cholodenko
Roteiro: Stuart Blumberg, Lisa Cholodenko
Gênero: Comédia / Drama
Origem: Estados Unidos
Duração: 106 minutos
Elenco: Annette Bening, Julianne Moore, Mark Ruffalo, Mia Wasikowska, Josh Hutcherson, Yaya DaCosta, Kunal Sharma, Rebecca Lawrence.

0 comentários.

Postar um comentário