Especulando os principais concorrentes - parte 1
Que os Academy Awards, popularmente conhecidos como
Oscar, é a mais importante e prestigiada premiação de cinema no mundo todo mundo sabe. E nessa época que antecede a premiação, que acontecerá dia 26 de fevereiro de 2012 no Kodak Theatre, como de costume, é cheia de especulações quanto aos indicados às diversas categorias.
A lista dos indicados será divulgada apenas dia 24 de janeiro. Até lá, que tal nós darmos nossos pitacos e comentarmos os principais candidatos às principais categorias?
O Artista (The Artist)
Quem? Dirigido por Michel Hazanavicius, "
O Artista" desperta mais curiosidade por seu estilo que por sua história em si: é um filme mudo! Sim, um filme mudo, em pleno século XXI. E a trama não poderia ser mais apropriada: conta a história de um cineasta em 1927 que vê sua carreira afundar com o surgimento do cinema sonoro. Jean Dujardin, que vive o cineasta no longa, venceu o prêmio de melhor ator no festival de Cannes.
Chances? No mundo onde o 3D domina o cinema em geral, um filme mudo é, no mínimo, uma escolha bem interessante. Além da indicação ao Oscar de melhor filme, direção e roteiro original, a nomeação de Dujardin como melhor ator é quase certa. Também é cotada Berenice Bejo, como melhor atriz coadjuvante, e o filme tem chances, ainda, na direção de arte, fotografia e trilha sonora.
A Árvore da Vida (The Tree of Life)
Quem? Vencedor da Palma de Ouro desse ano, "
A Árvore da Vida" é um drama sólido que gira em torno de uma família nos anos 50, mas aborda incontáveis assuntos universais, desde a criação e fim do universo até o luto e relações familiares. Dirigido e roteirizado por Terrence Malick, indicado ao Oscar por Além da Linha Vermelha, e estrelado por Brad Pitt, Sean Penn e Jessica Chastain.
Chances? Apesar de ser atípico para os padrões da premiação, tem grandes chances de ser indicado às categorias mais disputadas, como melhor filme, direção e roteiro original. Também é bastante cotado para diversas categorias técnicas, como fotografia, figurino, direção de arte, efeitos especiais e edição de som. Mas ele não é nenhum favorito, sua presença pode ser muito bem ignorada pela academia nas principais categorias.
Os Descendentes (The Descendants)
Quem? "
Os Descendentes" conta a história de um rico proprietário que reúne as filhas e parte em uma viagem para o Havaí, com objetivo de encontrar o amante de sua mulher e reconstituir sua família. Dirigido por Alexander Paye, vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado por "Sideways - Entre Umas E Outras", e estrelado por George Clooney, Judy Greer, Shailene Woodley e Matthew Lillard.
Chances? Muitas. O filme tem a cara do Oscar: um drama familiar com toques de comédia - o estilo de filme que ninguém deve rejeitar. É o favorito para as principais categorias e Clooney, para melhor ator. A pergunta é se o favoritismo vai durar até a premiação.
O Espião Que Sabia Demais (Tinker, Taylor, Soldier, Spy)
Quem? Do mesmo diretor de "Deixe Ela Entrar", Tomas Alfredson, e estrelado por Gary Oldman, a trama se passa depois da guerra fria e gira em torno de um detetive da mais alta patente do serviço secreto de inteligência britânico.
Chances? Assim como "O Artista", a presença de "
O Espião Que Sabia Demais" nas principais categorias e de Oldman como melhor ator são bastante prováveis. Corre por fora em categorias como direção de arte, fotografia e trilha sonora, mas é provável que não consiga a vaga.
Meia Noite Em Paris (Midnight In Paris)
Quem? Woody Allen mostrou que ainda está na ativa com o inventivo "
Meia Noite Em Paris". A história é sobre um escritor faz uma viagem com a noiva e os sogros para Paris, onde descobre uma espécie de "portal temporal" e acaba indo parar na idade de ouro parisiense. Com Owen Wilson, Marion Cotillard, Rachel McAdams, Corey Stoll, Adrien Brody, Michael Sheen e Kathy Bates.
Chances? A comédia romântica de Allen é criativa, bem dirigida, e deve marcar o retorno do diretor e ator ao Oscar, desde sua indicação por "Ponto Final - Match Point". Além de melhor filme, diretor e roteiro original, correm por fora Corey Stoll e Marion Cottilard, para melhor ator e atriz coadjuvante, respectivamente.
Semana que vem, os demais favoritos para melhor filme. Por enquanto, alguém arrisca um palpite?
Postar um comentário