04 fevereiro 2012

Histórias Cruzadas

A linda história de um elenco imaculado que sobressai uma direção comum

#cinema

Cores berrantes e temática sessentista: fórmula certeira para fazer um filme pop. A vida das belas donas-de-casa, que cuidam de sua família e ainda conseguem se manter lindas para seus maridos, se tornou extremamente popular desde o sucesso do remake "Hairspray - Em Busca da Fama".

Se a temática parece comum e desgastada, aqui somos lançados sob uma perspectiva pouco explorada: a história se passa do ponto de vista das empregadas negras. E, acredite, esse não é o único diferencial que "Histórias Cruzadas" esconde na manga.

Num Mississípi completamente influenciado pelo seu passado de escravidão, Skeeter (Emma Stone) retorna de sua faculdade e sonha em se tornar uma grande escritora. Conseguindo uma pequena coluna sobre o dia-a-dia doméstico, ela pede a Aibileen (Viola Davis), empregada de Hilly (Bryce Dallas Howard), soluções de como limpar determinados tipos de manchas ou como salvar um bolo queimado. Nisso, ela vê sua grande chance para deslanchar sua carreira: relatar o abuso e preconceito contra as empregadas domésticas.

O roteiro é bom, possui humor e drama na dose certa, mas o que realmente se destaca são as atuações. O elenco inteiro está incorrigível. Octavia Spencer, favorita ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, está impagável como uma empregada de personalidade fortíssima; a queridinha Jessica Chastain está ótima como uma estridente esposa que deseja mais que tudo agradar seu marido; a lindíssima Bryce Dallas Howard faz uma vilã extremamente odiável. Até mesmo a veterana Sissy Spacek, num papel pequeno, está maravilhosa.


E Emma Stone? Pobrezinha. Se Skeeter deveria ser a protagonista, ela acabou sendo completamente eclipsada pela arrebatadora atuação de Viola Davis. Sua Aibileen é de uma sensibilidade ímpar e sinceridade astronômica. Indicada ao Oscar de Melhor Atriz, ela tem tudo para ser a segunda atriz negra a receber o prêmio.

A direção batida de Tate Taylor acaba se tornando obsoleta perto da grandiosidade das atuações. Se o filme não desperta muito interesse, entrega motivos de sobra que indicam exatamente o contrário.



Histórias Cruzadas (The Help), 2011
Direção: Tate Taylor
Roteiro: Tate Taylor (roteiro), Kathryn Stockett (romance)
Gênero: Drama
Origem: Emirados Árabes/Estados Unidos/Índia
Elenco: Emma Stone, Viola Davis, Octavia Spencer, Jessica Chastain, Mary Steenburgen, Bryce Dallas Howard, Mike Vogel, Allison Janney, Chris Lowell, Anna Camp e Sissy Spacek.




0 comentários.

Postar um comentário